O Nordeste tem suas particularidades, as comidas do nordeste são formidáveis e variam de Estado para Estado. É comum você comer o caruru no Piauí e um Cunchá no Maranhão, ou Cuscuz de Milho com carne seca no Ceará. São as tradições de uma região rica culturalmente. 

Hoje falaremos do CAPITÃO DE FEIJÃO. Se você ainda não comeu, experimente esta iguaria simples, mas maravilhosa, e artesanal, produzido com as mãos. O capitão de feijão é feito com feijão de corda temperado e farinha de mandioca. 

Mas o que é mesmo esse tal de "Capitão de Feijão? - Trata-se de formar com a mão um molde dela mesma com uma espécie de massa feita com feijão de corda temperado com carne e cozido e farinha de mandioca! 

Atualmente, podemos incorporar esta vontade de comer com as mãos, hábito preservado até os dias de hoje em todo sertão e na vida de agreste, o feijão temperado com linhaça, chia, tomate, que emprestará a brincadeira propriedades saudáveis e deliciosas, sem contudo perder o mérito de fechar os olhos e sentir o aroma do feijão da mamãe, e trazer a memória o sentar no chão com os pratos á frente com nossos irmãos e comermos alegremente o simples e as vezes escaldado feijão com arroz e farinha, salpicado com cheiro verde.

CAPITÃO DE FEIJÃO

Aproveite o feijão de ontem, e faça um Capitão. Rico em fibras e saboroso.

Ingredientes
1 xícara de resíduo do feijão
2 colheres (sopa) de bacon
1 colher (sopa) de óleo
2 dentes de alho socados
1 cebola pequena picada
3 colheres (sopa) de cubinhos de pimentão de cores variadas
1 pimenta dedo-de-moça picada (opcional)
½ xícara de farinha de milho
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparar:

Foto: Feito com Amor
1. Numa frigideira, em fogo médio, frite o bacon no óleo. Junte o alho e a cebola.  Quando começar a dourar o refogado, os pimentões e, se quiser, a pimenta dedo-de-moça. Misture e deixe amolecer.
2. Acrescente o resíduo do feijão e mexa. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
3. Junte a farinha de milho e misture bem. Se a mistura estiver muito seca, junte um pouco de água ou caldo de feijão. Deve formar uma farofa úmida que possa ser modelada. Retire porções e faça bolinhos com as mãos.