Combate ao câncer e diabetes
Guajiru - Foto do G1

O Nordeste é surpreendente mesmo! - As peculiaridades que acompanham esse povo maravilhoso é de encher os olhos de todo o Brasil. Uma frutifica quase sem valor comercial é tida como uma arma contra o diabetes e o câncer (Não dispensar o tratamento convencional).


Guajiru (Chrysobalanus icaco L.) é arbusto silvestre que pode medir até 3 metros e pertence à família Chrysobalanaceaes.

É conhecido como abajeru, bajuru e abajuru. Possui flores vistosas com cinco pétalas. Já as folhas orbiculares são usadas para se fazer chá. O fruto se destaca pela coloração rosa, branca, ou roxo-escuro. Apresenta uma única semente, e é consumido in natura, ou também como doce em caldas, compotas e geleias.

O guajiru frutifica e floresce praticamente todo ano, porém com mais intensidade nos primeiros meses do ano.

Se adapta com facilidade aos ambientes. É considerado resistente à salinidade, fogo e também a geadas.

Pode se desenvolver em mangues, inundações, restingas e brejos. No Brasil, é encontrado no Rio Grande do Norte, Ceará, Pará e Pernambuco.

A espécie está sendo pesquisada e estudada, pois possui substâncias que são consideradas capazes de combater processos inflamatórios do câncer e também da diabetes.

As folhas do guajiru ou abajerú são conhecidas popularmente como diuréticas, antioxidantes, antiongiogênico (usado em tratamento do câncer) e no combate da hiperglicemia. Estudos da planta feito na UFRJ comprovaram o efeito do ácido pomólico contra variados tipos de câncer, preservando as células boas no tratamento. Ela atua também contra bactérias e parasitas que causam doença de Chagas e leishmaniose.

A polpa da fruta tem ação antioxidante, no combate dos radicais livres, é um poderoso anticancerígeno com comprovação de pesquisas e contém antocianinas, carotenóides, ácido ascórbico, tocoferóis e compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes.

O abajurú ou guajiru como chá é calmante e atua ainda no tratamento de diarreias, reumatismo, doenças respiratórias, gases, infecções, doenças gastrointestinal e pancreática,

O consumo do chá, feito com 4 folhas da planta para 1 litro de água fervente em infusão.