Sem dúvidas que o povo nordestino gosta de coisas boas, de comidas que da sustança, por isso esse povo é tão batalhador, resistente e acima de tudo guerreiros, sabem aproveitar a vida como ninguém.
Improvisam em tudo, no lazer, no cotidiano e até na comida adaptando pratos internacionais às suas características e aos ingredientes encontrados.
Hoje eu vos apresento o sarapatel:

O Nordeste brasileiro possui uma das culinárias mais ricas em sabores, aromas e cores, sendo o maravilhoso resultado da fusão aculturada de hábitos alimentares do português colonizador, do indígena e do escravo africano. Os pratos gostosos falam das nossas raízes e simbolizam a região.
O sarapatel é um desses pratos símbolos da culinária nordestina. Sua origem  é portuguesa provavelmente da região do Alto Alentejo, e adaptado aos temperos regionais. A iguaria está presente no cardápio de todo Nordeste variando muito pouco de um estado pra outro. Preparados com as vísceras de porco  ou carneiro o prato consiste num ensopado grosso e consistente, obtido com o sangue do animal
Em Portugal é preparado  com  a carne  e as vísceras de cabrito ou borrego: pulmões, fígado, coração, ou outras vísceras, sangue cozido, banha, azeite, cebola, alho, tomate e pão de véspera, temperado com com louro, colorau, cravinho e cominho. As carnes e vísceras são cortadas em pedaços e levadas a  fritar em banha com as cebolas e temperos. Após alourarem um pouco são cobertas com água a ferver. Quando estiver quase cozido, é adicionado o sangue. O sarapatel é servido quente, sobre fatias de pão finas. 
Em Goa, antiga possessão portuguesa, na Índia, o sarapatel é feito com carne, fígado, coração e rim de porco. É temperado com com pimenta malagueta, cravo, açafrão.canela, coentro, cominho, gengibre, alho, cebola, vinagre e tamarindo.As carnes e vísceras são cozidas primeiramente com açafrão e o sal. Depois são cortadas em em cubos pequenos e fritos em seguida. As especiarias e a cebola são adicionadas às carnes e vísceras, junto com um pouco da água em que essas foram cozidas.São colocadas novamente ao fogo para apurar  por alguns instantes. Está pronto para ser servido com arroz.

 INGREDIENTES
  3kg de miúdos de porco ou carneiro bem frescos (incluindo o sangue coagulado)
6 limões
3 pimentões
1 molho grande de hortelã
1/2 molho de cebolinha  verde
1/2 molho de coentro
3 cebolas grandes
4 tomates
150g de toucinho
6 pimentas de cheiro
 5 dentes de alho
3 folhas de louro
sal a gosto 1 colher de sopa de pimenta do reino moída com cominho 
                                    MODO DE FAZER

Lave os miúdos com muito limão. Pique as cebolas no liquidificador, junto com o alho, os tomates, a cebolinha, o coentro e a hortelã. Misture os miúdos com os temperos batidos, junte o louro, a pimenta-cominho e as pimentas de cheiro inteiras.
Pique uma cebola bem miudinha e junte o toucinho derretido numa panela, deixando dourar.
 Coloque os miúdos temperados no refogado da cebola e mexa bem. 
Junte toda água de uma vez, cobrindo o sarapatel e ultrapassando    em três dedos.
Deixe cozinhar por algumas horas.
Sirva acompanhado de farinha e arroz branco.                                                                   
                                     BOM APETITE!