Composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, a região Nordeste é conhecida mundialmente por seu clima tropical e população que, gigante por natureza, enfrenta as dificuldades da vida sem perder o encantamento. Antes de tudo um forte, como bem descrevia Euclides da Cunha, esse povo vez ou outra é alvo de ataques xenofóbicos como os que ocorreram após os resultados do primeiro turno da eleição presidencial, no último domingo (7).

Os nordestinos, que vem historicamente resistindo a situações como seca, fome, abandono e tantas outras dificuldades, não costuma abalar com afirmações que tentam diminuí-la de alguma forma. O nordestino é um povo orgulhoso de sua luta, natureza e resistência. E isso não é tarefa difícil, já que a segunda maior população do Brasil ocupa a maior área litorânea do país.

Enquanto xingam o nordestino, ele discute o assunto em um fim de semana nas praias mais lindas do mundo comendo uma agulhinha e tomando uma cerveja ou caipirinha. É uma população que trabalha duro, mas aproveita bem a vida sem precisar de muito, sendo feliz na simplicidade.