A cidade de Campo Maior, localizada a 78 km da capital, lugar pitoresco, paisagem rara e natureza pouco explorada fazem de Campo Maior um ponto turístico do Piauí. Destaca-se pela produção da famosa “carne de sol de Campo Maior”, que foi denominada de capital brasileira da carne de sol.

Campo Maior a terra da carne de sol no Brasil


A pecuária é a base da economia em Campo Maior. Sendo um dos maiores produtores de gado de corte, são abatidos, diariamente, mais de 200 animais para o abastecimento de mercados como Teresina e cidades vizinhas. Boa parte é destinada à produção da carne de sol.
A carne bovina chama a atenção de quem passa pelo município. O preparo é todo especial. São colocados sal, vinagre e leite para amaciar. Depois, duas horas de exposição ao sol.
Sua culinária é bastante apreciável. A "carne de sol" é prato obrigatório e marca registrada da cidade. Outras comidas típicas são a paçoca e Maria Isabel, sendo que essas apresentam o uso da carne de sol na preparação da comida.
A carne de sol é, normalmente, confundida com carne seca. Apesar de possuírem processos parecidos há uma grande diferença no sabor. A carne de sol é ligeiramente salgada e depois colocada para secar em local coberto e ventilado. O processo de secagem é rápido e o interior da carne fica úmido e macio. Já a carne seca leva mais sal e é empilhada em locais secos para sua desidratação. Após a secagem da carne ela é estendida em varal ao sol para completar sua desidratação. A carne seca é bem mais salgada se comparada com a carne-de-sol.
Existem restaurantes especializados em carne de sol e carneiro na brasa. Para quem não sabe, Campo Maior produz a maior parte da carne de sol piauiense, por onde se anda na cidade é possível ver mantas de carne secando à sombra (sim, a carne de sol boa não é seca no sol).