A Batalha do Jenipapo foi um episódio marcante da história do Brasil, ocorrido em 13 de março de 1823, na cidade de Campo Maior, no Piauí. O conflito foi uma luta pela independência do país e contou com a participação de milhares de pessoas, entre elas, muitos civis que se juntaram ao exército brasileiro.

O movimento pela independência do Brasil já havia começado em outras partes do país, como em Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. No Piauí, a população também se mobilizou, liderada por homens como Simplício Dias da Silva e João Cândido de Deus e Silva, que acreditavam na necessidade de romper com o domínio português.

A batalha teve início quando as forças portuguesas chegaram à cidade de Campo Maior, com o objetivo de reprimir o movimento de independência. As tropas lusitanas foram recebidas pelos combatentes brasileiros, que se armaram com facões, paus, pedras e qualquer objeto que pudessem encontrar.

Os combates foram intensos e muitos dos participantes perderam a vida, tanto entre os brasileiros quanto entre os portugueses. Ao final da batalha, a vitória foi dos brasileiros, que conseguiram expulsar as tropas portuguesas da região.

A Batalha do Jenipapo foi um importante marco na luta pela independência do Brasil e teve grande repercussão em todo o país. Ainda hoje, é lembrada como um exemplo de coragem e patriotismo, e os seus participantes são celebrados como heróis nacionais. A data de 13 de março é comemorada no estado do Piauí como o Dia da Batalha do Jenipapo, feriado estadual que relembra a importância deste episódio histórico.